Páginas

terça-feira, 1 de maio de 2012

"Meu filho de 3 meses ainda acorda de madrugada para mamar"

OI...estou feliz pq através do site eu aprendi muita coisa.. Antes eu acordava várias vezes com o meu filho de 3 meses para amamenta-lo... Agora ele sabe diferenciar dia e noite,qnd eu dou o banho a noite ele sabe q é a hora do sonão da noite..Eu amamento ele antes do banho,e ele dorme sozinho com a chupeta.. Porém,Ele acorda entre 3:30 e4:00h eu o amamento e ele dorme outra vez,Eu gostaria de saber como eu cancelo esse despertamento dele neste horário,ele mama pouquinho,porém ñ é fome..Eu agradeço se vc me passa uma dica!!! Valeu!

Oi Sharleny,

É extremamente normal um bebê de três meses acordar uma vez durante a madrugada para mamar. Continue com a rotina de vocês que aos poucos ele esticará essa acordada para às 4h, às 5h e finalmente para um horário considerado ok entre 6h e 7h da manhã.

"Meu filho de 3 meses não dorme sozinho no berço"

Gostaria de uma ajuda, meu bb fez 3 meses, mama e dorme, dificilmente faz de chupeta meu seio, mas acostumou a dormir após a mamada, como acostuma-lo a dormir sozinho no berço?

Oi Mystica,

É necessário regular as sonecas diurnas do seu filho para que essas sonecas após a mamada sejam somente exceção (mas não se preocupe, pois às vezes elas acontecem).

Leia mais sobre como ter uma rotina estruturada na rotina EASY: acorda e mama, faz alguma atividade (nem que seja trocar a fralda) e dorme.

O método da Encantadora não se resume a uma ou duas coisinhas que a gente faça, mas a todo um esquema de rotina que trabalha em conjunto.

Quanto a dormir sozinho, bebês não sabem dormir sozinhos. Nós vamos ensinando-os até que eles consigam, o que pode levar muito tempo, pois eles não têm o sistema nervoso desenvolvido para isso ainda. O que você deve fazer é o ritual do sono e colocá-lo sonolento no berço. Essa é a ideia.

Boa sorte.

"Meu bebê de 3 meses acorda duas vezes de madrugada para mamar"

Estou lendo o livro mas tenho dúvidas... Meu bb Felipe, está com 3 meses tira soneca de 30 min as 9:00hs, as 11:30hs (essa soneca varia, antes eram 3 horas, agora está em 1 hr), e as 16:30hs /17:30hs, mais 30 minutos, dorme as 20:00hs, acorda as 2:00hs, as 5:00hs e as 7:30hs para mamar, mama com vontade, mas uns 10 minutos LM. Esse padrão está correto? Será que dava para ele dormir a noite toda se eu alterasse algo? Grata desde já.

Oi Mystica,

As sonecas serão mais curtas daqui para a frente, pois RNs dormem muito mesmo. A média é de 1h cada soneca, podendo variar (cada bebê é de um jeito).

É necessário conhecer toda a rotina de soneca da tarde para entender o que pode estar acontecendo. Você diz que ele tira uma soneca das 16h30 às 17h30, o que "mata" um pouco o horário do ritual do sono, que "deveria" começar quando anoitece, por volta das 18h. Verifique as sonecas anteriores e não deixe que ele durma mais de 2h durante o dia.

Bebês amamentados acordam mais vezes, isso é fato. Você tem dado a mamada dos sonhos? Se ele dorme às 20h e só acorda às 2h, ele está ficando esse tempão sem mamar. O ideal seria ele mamar dormindo por volta das 23h, o que certamente eliminaria a acordada no meio da noite, esticando para o início da manhã (entre 5h e 7h). Mas leva um tempinho para ele pegar o bico dormindo e, depois, para o corpo dele acostumar (de 3 a 7 dias). Precisa ser consistente e regular as sonecas do dia também.

Boa sorte.

"Meu filho tem 9 meses e não pega a mamadeira!"

Estou muito preocupada, meu bebe tem 9 meses e ele nao quer pegar outro leite sem ser o matarno, ele vai para a escola no periodo da tarde e mesmo assim nao toma nenhum leite, e acorda no minimo 5 vezes durante a noite para mamar, estou exausta e vejo que ele tambem pois esta cheio de olheiras, levei na pediatra e ela me falou que ele esta ficando com fome, que ele tem que tomar uma mamadeira para dormir, mas ele nao pega de jeito nenhum. O que devo fazer?

Ana Lúcia,

Se você sabia que seria necessário utilizar uma mamadeira, por que deixou para a última hora para introduzí-la?

O método da Encantadora inclusive incentiva que seja dada uma mamadeira à noite desde o início da vida do bebê. Quem amamenta em livre-demanda não aplica o método da Encantadora, pois são métodos diferentes.

Neste momento, a única coisa que você pode fazer é tentar diversos bicos e sempre ir tentando até que o bebê se acostume. Não tem outro jeito.

Ou então você pode se perguntar se enviá-lo à escolinha agora é realmente necessário, caso você considere a livre-demanda importante para vocês.

Boa sorte.

"Meu bebê de 5 meses dorme bem, mas às vezes acorda às 4h da manhã"

meu bebe tem 5 meses. durante o dia toma 180ml de leite. e agora tá começando a comer frutinha as 10:30 da manhã. as 18:30 toma 210ml. banho as 19:00. dorme no berço as 19:30 (esse horário ele já tá dormindo). as 23:00 toma 180ml (dormindo). normalmente acorda 6:00 da manha, mas as vezes acorda as 4:00 - 4:30, eu tento fazer dormir mas não dorme mais. quando não acorda fica se mexendo muito no berço (prestes a acordar)exatamente nesse horário. durante o dia ele dorme das 8:00 as 08:30, 11:30 as 14:30 e as vezes das 16:30 as 17:15. o que eu faço pra ele não acordar mais as 4:00 - 4:30? sei que não é fome pq mesmo quando acorda nesse horário só toma leite as 6:00 - 6:30. pode ser o sono durante o dia, mas o que mudar?? obrigada pela atenção desde já!!

Oi Gi,

Ele está em uma fase de transição. O fato de regularmente ele acordar às 6h é o que deveria servir de parâmetro para você. Ele pode acordar às 4h30 às vezes porque pode ter fome ou por qualquer outro motivo. Você está indo bem - basta continuar como está fazendo que em breve essas acordadas cessarão. Não ache que é um problema porque não é. Continue com a rotina consistente.

"Meu filho de 3 meses fica muito estimulado na hora de dormir"

Olá, como vai? Será que vc poderá me ajudar... Estou angustiada! Tenho um bebe de 3 meses e ele está com dificuldades do sono, as sonecas dele duram aproximadamente 45 min.! Iniciei com ele o metodo p.u./p.d. e o método diz para pegar o bebê no colo e assim que ele parar de chorar colocá-lo no berço, mas assim que começo o ritual dos "4 S" ao enrolá-lo na manta ele ja começa a chorar e não tem nada que eu faça para que ele pare, quando tento fazer o silenciar e dar tapinhas parece ficar ainda mais irritado então não consigo colocá-lo no berço para aplicar a técnica... Quando consigo ele já chorou por uns 30 min seguidos ai ele se acalma e coloco no berço e ele chora de novo, pego no colo demora mais um tempao para conseguir acalma-lo. Será que eu estou no caminho certo sei que é dific1il e estou disposta a ensina-lo. Me ajude por favor... Aguardo resposta! Obrigada.

Olá Lily.

Veja, o método PU/PD é para bebês a partir dos quatro meses. Antes disso, qualquer intervenção desse tipo deixará seu bebezinho muito estimulado e poderá surtir efeito contrário. Nessa idade, a melhor coisa a ser feita quando ele acordar é colocá-lo em seu colo novamente, de pé, com o queixo no seu ombro, sentar-se na cama, no escurinho, e dar tapinhas nas costas para que ele durma de novo. Não precisa embalar, não precisa cantar, a não ser que você queira. E, se os tapinhas forem demais também, não faça. Apenas fique com ele quietinha para que ele se acalme e pegue no sono novamente.

O objetivo do método dos quatro Ss é justamente acalmar o bebê. Você deve colocá-lo na cama para enrolá-lo na manta quando ele já estiver sonolento e calmo. É claro que um bebê ainda acordado e estimulado vai estranhar se for "preso", ainda mais longe do colo da mamãe.

Sim, é difícil, e sim, leva tempo, mas você precisa ser paciente nessa fase. Tudo melhora com o tempo.