Páginas

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

"Não sei se a rotina dará certo porque saímos e viajamos muito"


Eu li os livros da Tracy e realmente acredito que seu método seja eficiente, porém tenho uma grande dúvida?
Viajamos muito e constantemente recebo visitas em minha casa, como proceder diante desta realidade que foge às vezes da rotina. Meu bebê não ficará dependente deste ritual? E quando for dormir na casa dos avós por exemplo, ou num restaurante?
Quando um bebê chega em uma família, os pais precisam ter perspectiva. A primeira é que, depois de alguns meses, muito provavelmente entre seis e doze, o bebê estará muito mais independente e ativo, podendo participar melhor das reuniões familiares, saídas e tudo o mais.
Muitos pais criam os bebês levando-os com menos de 1 mês de idade a restaurantes ou ao shopping durante a noite.
Esta é uma decisão de vocês.
O método da Encantadora envolve uma filosofia de vida sobre a questão de estruturar bem a rotina, dar segurança ao bebê e mantê-lo tranquilo, longe da superestimulação. Se vocês quiserem isso, terão que deixar de sair um pouco à noite (pelo menos, sem levar o bebê – aqui em casa intercalamos durante algum tempo) e fazer outras coisas que faziam sem filhos. É ilusão acreditar que a vida continuará a mesma depois que o bebê nascer. Isto é, se você se preocupar com a qualidade de vida dele.
O bebê não ficará “dependente de um ritual”. Ele terá uma rotina. Ele saberá o que esperar e terá segurança. Toda criança precisa disso, senão será mais uma daquelas que vão dormir depois da meia-noite, não param quietas nos restaurantes e deixam os pais estressados.
Trata-se de uma escolha pura e simples de vocês.
Eu encaro assim: o que é regra na sua família? Viajar dois dias por semana ou ter uma rotina nos outros cinco? Reflitam. O que não dá é deixar de ter uma rotina com base em situações que são exceção. Se vocês viajam de vez em quando, saem de vez em quando, é ok. É exceção. Basta adaptar, fazer concessões, intercalar, fazer escolhas. Nos outros dias, mantenham a rotina. Com o passar do tempo você verão como o bebê fica agitado quando ele é superestimulado em um ambiente que não era para ele estar e acabarão fazendo uma seleção natural de saídas, viagens etc.
Mas lembre-se: é tão pouco tempo! Daqui a pouco o bebê estará maior e todas essas coisas vão melhorando. Priorize o bem-estar dele no começo para que ele fique bem e você também (a não ser que não se importe com a falta de sono durante mais de um ano).
Boa sorte.

Um comentário:

  1. Adorei o método da Encantadora de Bebés e foi o que melhor resultou para o meu bebé (apesar de ter havido um pouco de choro, espécie de técnica de Ferber mas MUITO controlada). Porque será que os melhores blogs e fóruns sobre amamentação e sono do bebé são do Brasil? Bem-hajam as mães brasileiras! Tomei a iniciativa de ser mais como elas e ajudar as mães portuguesas, começando um Blog para elas. www.leitematernoesonodobebe.blogspot.com

    ResponderExcluir