Páginas

domingo, 28 de fevereiro de 2010

Estudo de caso: não aceita a rotina de 4 horas

"Olá meu bebê tem quase 5 meses e até hoje não consegui fazer com que ele mame a cada 4 horas.
Ele tem chorado demais de uns meses para cá e eu e a pediatra suspeitamos de refluxo, ele está tomando a medicação para refluxo, porém, a choradeira continua.
Tento seguir mais ou menos uma rotina, mas por causa desta choradeira sem fim está difícil!! Como proceder? Obrigada!!" - R.

Alguns bebês nunca se adaptam à amamentação de 4 em 4 horas, ficando nas 3x3h mesmo. Se o seu bebê mama bem a cada três horas, não existe a necessidade de mudar para quatro horas. Isso só seria recomendado se ele não aparenta estar com fome depois desse intervalo. No entanto, quando os alimentos sólidos entrarem, você provavelmente passará a amamentá-lo a cada quatro horas, pois no intervalo ele irá comer outras coisas, aguentando 2h sem fome.

Se seu bebê tem refluxo, que é uma espécie de azia, é normal ficar desconfortável e chorar. Verifique com a sua pediatra direitinho para tratar esse problema.

A rotina serve justamente para dar segurança ao seu bebê. Procure estabelecê-la até mesmo para que você controle os horários de mamadas e sonecas, de modo que ele nunca passe necessidade.

Estudo de caso: bebê de 2 meses não dorme

"oi minha filha tem quase dois meses , ela dorme mais ou menos de dia e de noite dorme duas horas seguidas e depois fica acordada quase uma hora e dorme de 40 e 40 minutos" - V.

Sua filha está superestimulada, o que basicamente significa que passou da hora de ela dormir. Bebês não sabem adormecer sozinhos e precisam da nossa ajuda. Eu recomendo a leitura dos seguintes posts:

- O sono é muito agitado e acorda com frequência à noite
- Acorda de hora em hora durante a madrugada
- Sonecas curtas durante o dia
- Todo dia é uma luta na hora de dormir
- Dorme no máximo 3 ou 4 horas durante a noite
- Não dorme à tarde de jeito nenhum
- Paternidade acidental

Estudo de caso: bebê acorda a noite toda com 7 meses

"estou numa situação dificil com a minha filha, já tentei de tudo da tracy, a minha filha está acordando a noite com 7 meses e não sei o que faço, já tentei a chupeta, pu/pd, acordar um pouco antes mas tudo ela se irrita e começa a chorar bastante, só para no peito mesmo e ela tem um sono bem agitado, se mexe muito com o olho fechado quando vai voltar a dormir e geralmente começa a chorar, preciso de ajuda com isso, não aguento mais ficar acordando 2 a 3 vezes de madrugada." - D.

A primeira coisa a ser analisada é se vocês têm uma rotina estruturada durante o dia.

A segunda, é se a introdução de alimentos sólidos já está estável, ou seja: ela está comendo bem e não sente falta do leite no lugar da comida.

A terceira, é se antes ela dormia bem. Se sim, provavelmente é uma fase com muitas variáveis: dentição, alimentação, ansiedade da separação etc. Se não, é resultado de paternidade acidental.

Se for uma das variáveis acima, ter uma rotina estruturada dará base para tudo voltar ao normal depois.

O que você pode fazer:

- O mais importante: não "tente de tudo". Quando você faz isso, apenas superestimula o bebê. É necessário descobrir a real causa do problema e focar na solução daquilo. Quando atiramos para todos os lados, isso não é possível.

- Se ainda não tem, implemente uma rotina estruturada no dia-a-dia de vocês.

- Verifique se não é fome. Ajuste a alimentação diária e observe os resultados aos poucos. Se não for fome, faça o PU/PD.

- Observe as variáveis citadas anteriormente.