Páginas

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Meu filho acorda muito cedo.

Quem decide o horário de acordar são vocês, os adultos. Estabeleça um horário para acordar: às 7h, por exemplo. Seja fiel a esse horário, mesmo se ele estiver dormindo! Se ele acordar antes, tente fazê-lo dormir mais um pouco (com a chupeta, por exemplo). Se ele acordou porque está com fome ou com a fralda suja, resolva o problema e coloque-o de volta no berço, sem iniciar a rotina. No horário estabelecido por vocês, comece o dia novamente. Isso irá ensiná-lo o horário certo de acordar, mas sem deixá-lo chorando.

No mais, simplesmente aceite o fato de que bebês acordam cedo (geralmente, entre 6h e 8h). Vale mais a pena ajustar seus horários.

3 comentários:

  1. Thais
    Meu filho (1 ano 8 meses) sempre teve um sono muito bom, adotei a rotina do banho durante o dia e a noite diminuo estímulos e brincadeiras, acrescentando a leitura, apesar disso sempre dormiu entre 7h30min 8h e acordava entre 6h e 7h. No entanto, nos últimos 20 dias, o horário dele tem mudado completamente e tem acordado entre 4h e 4h30min, volta dormir +- das 8h30min / 9h até aproximadamente às 12h, depois fica elétrico até 18h, quando "acaba a pilha", e começa bocejar e pedir colo para dormir, às vezes acaba indo pra cama sem jantar. Raras vezes acorda antes de 12h e, se isso acontece, consegue tirar cochilo da tarde (15h30 às 17h), mas o horário de acordar continua o mesmo (4h 4h30min). Já tentei de tudo para voltar a rotina dele (dormir + tarde, brincar para gastar energia, ao chamar no berço levá-lo pra cama, dar mamadeira para voltar dormir, deixar chorar) mas tem sido em vão e muito estressante, o que está me fazendo chegar ao limite da exaustão e cansaço, porque durante o dia não consigo dormir.
    Ele tem consulta agendada no próximo mês com pediatra, mas não sei se consigo suportar essa situação se estendendo até lá.
    Se puder me ajudar, por favor, gostaria de receber sugestões e/ou ouvir relatos sobre o que posso tentar experimentar.
    Obrigada,
    Sirlene

    ResponderExcluir
  2. Meu filho tem 2 anos e 4 meses e começou a ir pra escolinha, então temos que acorda- lo as 7:00 da manhã. Porém ele agora não consegue dormir cedo no período da noite! Antes ele pegava no sono as 20:00 mas agora só consegue dormir mesmo depois das 21:00! Não sei o que fazer! Alguém pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  3. Meu filho tem 2 anos e 4 meses e começou a ir pra escolinha, então temos que acorda- lo as 7:00 da manhã. Porém ele agora não consegue dormir cedo no período da noite! Antes ele pegava no sono as 20:00 mas agora só consegue dormir mesmo depois das 21:00! Não sei o que fazer! Alguém pode me ajudar?

    ResponderExcluir